Na reunião extraordinária mensal na quarta-feira (24), realizada na Central dos Conselhos, e iniciada às 15h15, o Conselho Municipal de Assistência Social apresentou os relatórios das visitas in loco realizadas nas Unidades Governamentais.
Com a presença de representantes governamentais, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e demais representantes da sociedade civil, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), aprovou a prestação de contas apresentada pelo município, acerca dos recursos referentes ao período de Maio e Junho de 2022.
A reunião foi dirigida por Angela da Cruz Silva Santos, presidente do CMAS e representante da Associação Divina Providência de Amparo Social e Cristão. A secretária do conselho Rita Prado, apresentou as contas e explanou os relatórios contábeis, enquanto os participantes discutiam as ações e serviços desenvolvidos em Brumado, por meio dos programas de atendimento à população.
A aprovação unânime ocorreu após análises, esclarecimentos de dúvidas e apresentação de dados complementares à prestação de contas.
Na mesma reunião também foram entregues os questionários das visitas in loco realizadas nas unidades governamentais seguintes: Centro de Referência de Assistência Social, (CRAS – Esther Trindade Serra – Bairro Baraúnas), (CRAS Irmã Dulce – Bairro São Félix),(CRAS Yolanda Pires, – Vila Presidente Vargas), Programa Bolsa Família, (Auxílio Brasil), e por fim no Centro de Referência Especializado de Assistência Social, (CREAS Chico Xavier -Bairro das Flores). As conselheiras Ailma, Angela, Betânia, e Ionette, explanaram o conteúdo escrito em seus relatórios, que em seguida foram entregues ao Conselho.
Durante a reunião, o CMAS apresentou preocupação com a crescente demanda por serviços e benefícios socioassistenciais, no que equivale ao benefício eventual das cestas alimentares. O que indica um número muito maior de procura por atendimentos por parte de usuários da Assistência Social.
Essa é uma preocupação compartilhada também por Magaly, diretora do Departamento de Proteção Social Básica e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SESOC. Uma vez que para terem acesso aos programas, oficinas e benefícios oferecidos pela assistência, as pessoas precisam estar inscritas no Cadastro Único do governo, e ainda estarem com Cadúnico atualizado.
O CMAS também está elaborando um cronograma para a realização das visitas in loco nas entidades não governamentais, com o plano de visitar até o fim de 2022 as instituições que compõem o Conselho Municipal de Assistência Social urbano e rural.
A próxima reunião mensal do CMAS está agendada para o dia 28/09/2022, às 15h na Central dos Conselhos.