O Projeto Cisternas, executado pela Associação Divina Providência, realizou três cursos de Capacitações em GRH (Gerenciamento de Recursos Hídricos) nos municípios de Ibiassucê, Caculé e Malhada de Pedras. Os cursos contaram com a participação das 74 famílias beneficiadas pelo projeto.
A formação faz parte do processo de construção de cisternas, sendo uma das atividades do Projeto, que objetiva orientar as famílias sobre os cuidados necessários com os reservatórios, aprendendo a gerenciar e utilizar a água de forma consciente. Além disso, são formadas para o exercício da cidadania, compartilhando conhecimentos e práticas e se tornando os principais sujeitos de convivência com o Semiárido.
Durante os dois dias de atividades de cada curso, a monitora Suzane Ladeia apresentou questões como a importância e preservação da água e do meio ambiente, distribuição, ciclo, captação e armazenamento da água, os cuidados que cada família deve ter para manter sua água limpa e adequada para o consumo humano, além dos benefícios da higienização para a saúde das pessoas. Cada capacitação teve a carga horária de 16 horas e a participação no curso em GRH é indispensável para a família que receberá a cisterna.