A equipe técnica do Projeto ATER Biomas, executado pela Associação Divina Providência continua realizando o Diagnóstico da Unidade Produtiva Familiar (UPF). O Projeto ATER Biomas é financiado pelo Governo do Estado da Bahia através da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER), vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e atenderá 540 agricultores/as familiares dos municípios de Macaúbas, Boquira e Caturama, na Bacia do Paramirim.
O diagnóstico é importante para que a equipe técnica possa identificar junto aos membros do grupo familiar, as reais condições para o processo de transição agroecológica, quais são as experiências vividas e experimentadas dentro da UPF, levando em consideração a capacidade e os limites encontrados.
As ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) são fundamentais para promover o desenvolvimento rural, mediante a produção e troca de conhecimento entre a agricultura familiar e os técnicos extensionistas e fortalecer a produção de alimentos saudáveis pela agricultura familiar, além de garantir a qualificação da produção e o aumento da produtividade e, consequentemente, gerar renda para as famílias atendidas.
A Associação Divina Providência reafirma seu compromisso em levar cidadania e desenvolvimento rural sustentável para os/as agricultores/as do Semiárido baiano, contribuindo assim, para a segurança alimentar e nutricional das famílias, além de garantir os direitos universais e ampliação das políticas públicas para o meio rural.