Entre os dias 03 e 11 de outubro de 2023, às 19h30, aconteceu na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, da Diocese de Caetité, de Brumado-BA, o novenário em preparação à festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil e da Paróquia. No dia 12/10, houve a grande festa em honra à padroeira. Durante esses dias foi refletida a temática central “Reverentes à Senhora da Conceição Aparecida, enalteçamos as Vocações que Deus nos concedeu”, junto ao subtema referente à cada noite.
No dia 03/10, às 19h30, houve a abertura com a celebração eucarística. Com o subtema “Vocação Missionária: o anúncio do Reino não tem fronteiras”, a celebração foi presidida pelo padre Sandro Alves de Teixeira Lima, pároco em Palmas de Monte Alto-BA, e concelebrada pelo Administrador Paroquial desta paróquia, padre Marcus Vinícius Silva Carvalho. Contou-se ainda com a presença de dois seminaristas do período propedêutico do Seminário São José, da Diocese local, fiéis devotos da Santa e festeiros da noite. A celebração seguiu conforme ao roteiro litúrgico. Por fim, houve o hino em louvor à Maria e benção final.
Ao decorrer dos dias citados para a novena houve como dirigentes o padre Alessandro dos Santos Alves, de Urandi-BA, padre Cleonídio Alves da Silva, de Brumado-BA e padre Manoel Silva Queiroz de Ibitira-BA. Além deles, padre Marcus Vinicius Silva Carvalho (Brumado-BA), padre Ronielson Souza Silva (Brumado-BA) e padre Antônio dos Santos Meira (Tanque Novo-BA) presidiram. Padre Ícaro Vinicius Gonçalves Silva (Rio do Antônio-BA) e padre Eduardo Santos de Souza (Lagoa Real-BA) também estiveram presentes.
Após as celebrações eucarísticas, havia na praça Marcílio Dias, em frente à igreja matriz da paróquia, a queima de fogos e as apresentações musicais da chamada “noite cultural”, com músicas religiosas e sertanejas tocadas por cantores locais. E Também haviam as tradicionais barraquinhas com deliciosas guloseimas, artigos religiosos, blusa do festejo e os bilhetes para concorrer aos brindes do show de prêmios. A praça da igreja matriz seguiu ornamentada durante os dias e com um ambiente reservado a fotografias de devotos junto à imagem de Nossa Senhora ao fundo, a fim de propiciar registros do momento.
Em 12/10/2023, dia em que se recorda a solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ocorreu a grande festa. Seguindo a programação: os festejos deram início às 06h, com a alvorada festiva e a oração do ofício; em seguida, café partilhado. A data festiva estendeu-se até às 12h, com a oração do ângelus em família. Na sequência, às 17h, houve a procissão com a imagem da santa em um belo andor enfeitado com flores sobre um veículo. O translado deslocou-se da praça da igreja matriz da Paróquia Bom Jesus à igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão. O deslocamento contou com o apoio e o balizamento feito pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), 24° Batalhão de Polícia Militar, de Brumado-BA, e Tiro de Guerra 06-024. A Sociedade Musical Lira Ceciliana Brumadense também esteve presente. Logo após, às 18h30, na praça da igreja matriz, aconteceu a celebração eucarística, presidida pelo Bispo da Diocese de Caetité, Dom José Roberto Silva Carvalho, e concelebrada pelo administrador paroquial Marcus Vinícius Silva Carvalho e pelo padre Cleonídio Alves da Silva.
Ao início, houve os ritos iniciais. Após isso, a celebração prosseguiu como de costume. Sendo proclamadas as seguintes leituras: Primeira Leitura (Est 5,1b-2;7,2b-3), Responsório: SI 44(45),11-12a.12b-13.14-15a.15b-16 (R. 11.12a), Segunda Leitura: (Ap 12,1.5.13a.15-16a) e o Anúncio do Evangelho: (Jo 2,1-11). Ao término das proclamações, o bispo acolheu a todos os presentes. Ao decorrer da homilia, refletiu-se acerca da vocação e beleza, contemplando a beleza interior da Virgem Maria por meio dos seus gestos de amor e misericórdia. Destacando ainda a importância da presença de Nossa Senhora desde o aparecimento no Rio Parnaíba aos pescadores. Mostrando-se sempre acolhedora e intercessora aos necessitados. Em conclusão, é preciso espelhar-se à Maria e confirmar a beleza desta para ser fiel ao que é celebrado e professado. Após, houve a liturgia eucarística e os ritos finais, com o agradecimento feito pelo Administrador Paroquial, hino em louvor à Maria e benção final.
A Solenidade também foi celebrada em forma de novenário na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, da Vila Presidente Vargas, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão. Abordou-se o tema central dito anteriormente e ocorreu no período da novena realizada pela paróquia. No dia festivo, 12/10, seguiu o seguinte roteiro: às 06h, alvorada festiva; às 09h, procissão saindo da Rua Alvino Caetano, passando pela Avenida Saldino Lopes em direção à quadra da comunidade; logo após, às 10h, celebração eucarística presidida pelo Administrador Paroquial, padre Marcus Vinícius.