A forte parceria entre as organizações da sociedade civil que fazem parte da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) tem sido fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar e para a segurança alimentar das famílias na zona rural da Bahia. A integração das políticas públicas contribui de maneira significativa para esses objetivos, beneficiando diretamente as comunidades envolvidas.
Um exemplo concreto dessa parceria é a família do casal de agricultores Antônio Costa e Luciene Sá, que é assessorada pelo Cedasb através do Projeto ATER Biomas. Eles foram beneficiados com uma cisterna de 16.000 litros destinada ao consumo humano, uma conquista viabilizada através da ação da Divina Providência, responsável pela execução do P1MC no município. Todos os agricultores acompanhados pelo Cedasb na Comunidade Malhada Grande, em Cordeiros, receberam essa cisterna, garantindo acesso à água potável.
Essas iniciativas exemplificam como a união de esforços entre organizações da sociedade civil e políticas públicas podem transformar realidades, promovendo desenvolvimento sustentável e melhorando a qualidade de vida das famílias no semiárido brasileiro.
O ATER Biomas é um projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural Agroecológica, financiado pelo Governo do Estado por meio da Bahiater/SDR; e o P1MC – Programa Um Milhão de Cisternas Rurais é um programa da Articulação Semiárido Brasileiro financiado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.