Com os objetivos de valorizar a importância do empreendedorismo étnico-cultural, e de promover o empoderamento de mulheres negras. A Associação de Mulheres Empreendedoras (AMES) de Brumado, com o apoio do Governo do Estado da Bahia. Realizaram na tarde deste sábado dia 10 de agosto de 2024, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), o Primeiro Encontro Afro. Além de shows ao vivo com Lucas e outros artistas locais, aconteceu também a exposição de artesanato, com a presença dos artesãos e artesãs brumadenses do Box do Mercado de Artes.
O Primeiro Encontro Afro contou com o trabalho e as presenças das costureiras da AMES, também de homens e “Mulheres” empreendedoras. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) esteve presente coletando informações cadastrais dos presentes.
Yara Nunes com muito dinamismo realizou a palestra temática: Afro empreendedorismo. O grupo de capoeira Topázio fez uma belíssima apresentação. E para fechar com chave de ouro o consultor de beleza @jahncarlomodel trouxe para a passarela da AABB um deslumbrante desfile com modelos lindíssimas usando roupas afros e africanas, confeccionadas pelas costureiras da Associação de Mulheres Empreendedoras.
Em entrevista concedida para a radialista Angela Silva da Rádio Nova Vida, Bárbara, presidente da AMES, falou da sua emoção na realização do evento: “Tudo isso para mim foi um grande prazer, apesar que tudo corrido, é um processo, mas no final tudo deu certo. Quero agradecer a todos os apoiadores que vem apoiando a Associação, e os amigos também, aqui nos tornamos uma família, trabalhando em conjunto. E é isso o que eu tenho para dizer, me sinto uma pessoa realizada, nós estamos realizados por esse momento, de termos executado um mega evento, foi o que eu esperava. Tudo isso é um divisor de águas maravilhoso.”
Meire finalizou a entrevista falando da sua participação no 1º Encontro Afro: “Para mim foi maravilhoso organizar, sou parte da Associação de Mulheres Empreendedoras (AMES) de Brumado também, estou como tesoureira atualmente. É importante enaltecer cada trabalho, ´trabalho` de formiguinha, mas chegamos até aqui, e foi maravilhoso. Também trabalho como costureira da associação, foi uma coisa linda o que aconteceu aqui hoje, amigos participando, como Bárbara mesmo falou. E é isso, vamos partir para outras, em próximas oportunidades que virão com certeza, para estarmos sempre mostrando a nossa beleza, a nossa cultura, e também a arte da nossa Associação.”
O Primeiro Encontro Afro com certeza foi um palco que enalteceu a importância de valorizar a diversidade, a riqueza, a arte e a cultura que existe em nossa sociedade.