Na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, Diocese Senhora Sant’Ana de Caetité, Bahia, em Brumado-BA, aconteceu entre os dias 01 a 12 de outubro de 2024 o dozenário e festa em louvor à padroeira da paróquia e do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Durante esses dias mencionados, sacerdotes, paroquianos e devotos celebraram e concelebraram acerca do tema central: “Mãe Aparecida, mulher de oração contínua e singela.” Cada noite do dozenário em preparação à festa da padroeira contou com um subtema e com a presença de um clérigo convidado a refletí-lo junto às comunidades, pastorais, grupos e fiéis presentes.
No dia 01/10, houve a abertura do dozenário em preparação à festa da padroeira, que se iniciou às 19h, havendo a carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Deslocou-se da comunidade Santa Terezinha do Menino Jesus, do bairro São Jorge, passou por ruas da cidade até chegar à igreja matriz da paróquia, onde aconteceu a celebração eucarística presidida pelo Pe. João Silva de Sá Teles, pároco da paróquia Santo Antônio, de Guanambi-BA, e concelebrada pelo Pe. Alessandro dos Santos Alves, administrador paroquial da paróquia celebrante. A noite contou com o subtema: “Mãe Aparecida, Sacrário do Verbo encarnado.” A comunidade Santa Terezinha foi a responsável e a convidada do dia, além da MECE, terço com os Homens, Lagoa da Tapagem, Formosa e Junco I que também estiveram presentes, junto aos paroquianos e fiéis devotos.
Nas demais noites mencionadas para o dozenário, ocorreram as celebrações eucarísticas, onde cada uma contou com um respectivo subtema, além da presença dos dirigentes: Pe. Osvaldino Batista Caetano, de Ibitira-BA; Pe. José Alceu Santana Albino, Jânio Quadros-BA; Pe. Paulo Henrique Neves de Souza, Caculé-BA; Pe. Waldech Brito Gondim, Caraíbas-BA; Pe. Leandro dos Santos Reis, Guanambi-BA; Pe. Ícaro Vinícius Gonçalves Silva, Rio do Antônio-BA. Também o Pe. Marcus Vinícius Silva Carvalho, Brumado-BA; Pe. Antônio dos Santos Meira, Tanque Novo-BA, Pe. José Lima Porto, Diocese de Jequié-BA e o Pe. Adalberto Neves da Silva, Diocese de Jequié-BA. Foram convidadas a participar as comunidades urbanas e rurais, pastorais, grupos, movimentos e paroquianos. As celebrações ocorriam às 19h30, durante a semana e às 19h, nos fins de semana. E seguiam de acordo com o roteiro litúrgico e com os determinados ritos. Após a homilia, os fiéis acendiam as suas velas para a consagração e o hino à Nossa Senhora. Após a benção final, os fiéis reuniam-se na praça da igreja matriz, onde haviam as tradicionais barraquinhas com variadas guloseimas e os bilhetes do grande show de prêmios. Também havia um ambiente reservado para fotografias, além da chamada “noite cultural” em algumas noites, que contava com a presença de cantores e grupos musicais locais que animavam as noites com cânticos religiosos e de outros gêneros. No dia 05/10, quinto dia do dozenário, além da celebração eucarística às 19h, houve ainda a Missa com as crianças celebrada pelo administrador paroquial, Pe. Alessandro Alves, às 16h, seguida de procissão pelas imediações da igreja matriz, com um pequeno andor com a imagem da padroeira que foi transladado pelas crianças.
No dia festivo, 12/10, dia em que se recorda a solenidade da Virgem Maria da Conceição Aparecida, conforme o calendário litúrgico, aconteceu a grande festa em louvor à padroeira paroquial. Na paróquia, seguiu-se o seguinte roteiro: Às 06h, alvorada festiva na igreja matriz, com o Ofício de Nossa Senhora e café partilhado. No período da tarde, às 12h, houve a tradicional queima de fogos de artifício. E às 16h, procissão com a imagem da padroeira em um lindo andor ornado com flores, acompanhada pelo sacerdote e fiéis devotos. Junto à imagem também seguia crianças em vestimentas de anjo e a Sociedade Musical Lira Ceciliana Brumadense, além do apoio da Guarda Civil Municipal.
A procissão deslocou-se da esplanada da igreja matriz de Nossa Senhora, passou por algumas das principais vias da cidade próximas da paróquia e retornou à esplanada da igreja matriz, onde deu início a celebração eucarística, que foi celebrada pelo administrador paroquial, Pe. Alessandro dos Santos Alves e concelebrada pelo Pe. Marcus Vinícius Silva Carvalho, administrador paroquial da paróquia vizinha, Bom Jesus. A celebração contou com o subtema: “Mãe Aparecida, Mulher de oração contínua e singela”. Aconteceram os ritos iniciais, logo após foram proclamadas as seguintes leituras na liturgia da Palavra: Primeira Leitura: (Est 5,1b-2; 7,2b-3), Responsório: SI 44(45),11-12a.12b-13.14-15a.15b-16 (R. 11.12a), Segunda Leitura: (Ap 12,1.5.13a.15-16a) e o Anúncio do Evangelho: (Jo 2,1-11), proclamado pelo Pe. Marcus Vinícius.
Na homilia, o Pe. Alessandro clamou a presença do Espírito Santo ao som da música “Mãe de Pentecostes”. Em seguida, contou uma breve história de Maria desde a sua criação dada pelos seus pais Sant’Anna e São Joaquim à confirmação ao chamado de Deus, do seu “sim”,mostrando-se nesse momento ser obediente à palavra de Deus e dizendo-lhe “Eis aqui a Escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” Portanto, a pessoa sendo devoto deve voltar-se à Nossa Senhora Aparecida e tê-la como exemplo em sua vida, em todas as suas ações e decisões, cultivando sempre a obediência à palavra, valorização da família e o respeito para com o próximo. Ao término da reflexão, foi cantada a ladainha de Nossa Senhora, seguida da oração de consagração. Na sequência, no momento do ofertório, os fiéis aproximaram-se da imagem da padroeira e depositaram as suas velas acesas e a sua oferta. Logo após, houve o momento central da celebração, a liturgia eucarística.
Para encerrar, os ritos finais, com os comunicados e os agradecimentos, por parte do padre Alessandro, a todos os envolvidos que contribuíram para a execução da Festa da padroeira. Em seguida, duas paroquianas em nome da comunidade matriz agradeceram ao administrador paroquial pelo seu comprometimento durante o dozenário e entregaram-lhe uma lembrança seguido dos aplausos da assembleia presente. Houve ainda o sorteio de uma capelinha com a imagem de Nossa Senhora, que foi concedida à fiel ganhadora. Finalizando o momento, houve o hino à Nossa Senhora Aparecida e a benção final, seguida da queima de fogos em comemoração à data festiva.
A comunidade Nossa Senhora da Conceição Aparecida, da localidade da Vila Presidente Vargas, comunidade pertencente à Paróquia, também celebrou a padroeira, nesse caso, em formato de novenário, que ocorreu do dia 03 ao dia 11 de outubro, às 19h30. Em 12/10, dia festivo, seguiu a seguinte programação: Às 05h, carreata pelas vias da comunidade e alvorada festiva, com a queima de fogos; às 08h30, procissão da rua Alvino Caetano à quadra da comunidade. Logo após, às 09h, celebração eucarística, presidida pelo padre Alessandro, administrador paroquial. Além dessas, as comunidades rurais Estoque, Junco II, Lajedão, Lagoa da Tapagem, Lagoa de João Moura, Lagoa do Caldeirão e Lagoa do Leite também celebraram Nossa Senhora Aparecida.