Nos dias 28 e 29 de janeiro de 2025, agricultores e agricultoras das comunidades Morro do Mel, em Caturama, e Curral Velho, em Macaúbas, participaram de cursos sobre práticas agroecológicas para a convivência com o Semiárido. A iniciativa, que integra o Projeto ATER Biomas, teve como foco temas como Canteiro Econômico, biofertilizantes, compostagem e minhocário.
Em Caturama, o curso foi ministrado pelo técnico agrícola e em agropecuária Tiago Cardoso e pelo técnico do projeto ATER Biomas Leonan Cardoso. Já em Macaúbas, a capacitação foi conduzida pela técnica agrícola do projeto Gracielle Pereira.
Os cursos foram voltados para agricultores e agricultoras atendidos pelo Projeto ATER Biomas, que é executado pela Associação Divina Providência e financiado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
A atividade reforça o compromisso com a produção agroecológica e o uso sustentável dos recursos naturais, promovendo autonomia e qualidade de vida para as famílias agricultoras do Semiárido baiano.