Nos dias 15 e 16 de abril, a Associação Divina Providência de Brumado-BA recebeu a visita técnica dos assessores do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), Yalli Borges e César dos Santos. O objetivo da visita foi acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pela entidade na execução do programa e visitar comunidades que foram recentemente contempladas com cisternas de 16 mil litros para consumo humano.
Segundo Yalli Borges, essa atividade aqui em Brumado visa conhecer a Divina Providência e os territórios onde o programa está sendo realizado e teve como foco principal verificar o andamento das construções, a qualidade da tecnologia social implementada e, sobretudo, ouvir as famílias beneficiadas.
César Santos, também assessor técnico do programa, destacou a importância dessas visitas como forma de garantir a qualidade e a efetividade da ação: “Durante esses dois dias, estivemos visitando comunidades contempladas com cisternas de 16 mil litros, fazendo um trabalho de aproximação com as famílias para entender como foi o processo, verificar se os itens estão devidamente instalados e funcionando, e perceber o poder transformador do programa”.
Para os assessores, o impacto do programa vai além da infraestrutura. “Foi emocionante ver como as famílias ficaram tocadas e gratas por terem acesso à água – que é um direito fundamental”, completou Yalli.
Além da avaliação técnica, os representantes do P1MC também reconheceram a qualidade dos processos formativos realizados pela Divina Providência. “Quero parabenizar a equipe. A gente percebe, no diálogo com as famílias, que os processos formativos foram participativos, únicos e dinâmicos. As pessoas elogiaram bastante e demonstraram interesse em participar de mais formações. Isso mostra o compromisso da organização com a qualidade do processo, que é essencial para o sucesso dos nossos programas”, afirmou César.
A visita reforça a importância do Programa Um Milhão de Cisternas como uma política pública de acesso à água e de convivência com o Semiárido, além de reconhecer o trabalho sério e comprometido da Divina Providência no fortalecimento da agricultura familiar e da dignidade das famílias da região.
Assessores do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) visita Brumado e reconhece impacto das cisternas e do trabalho da Associação Divina Providência
