Nos dias 30 e 31 de maio de 2025, a cidade de Brumado sediou o Encontro Microrregional de Formação de Lideranças Jovens, promovido pela Associação Divina Providência e pela Cáritas Diocesana de Caetité. A formação realizada na Sede dos Vicentinos, reuniu jovens do Vicariato Rainha da Paz, vindos de Aracatu, Caraíbas, Guajeru, Malhada de Pedras e Brumado, com o objetivo de fortalecer a fé, a consciência crítica e o compromisso com a transformação social.
Com o tema “Fé e resistência: a leitura popular da Bíblia como resposta profética à conjuntura política atual e o cuidado com a Casa Comum”, o evento proporcionou momentos de espiritualidade, formação política e reflexão socioambiental.
A programação teve início na manhã da sexta-feira (30), com a mística de abertura conduzida pela Divina, seguida da apresentação da Cáritas e da proposta formativa, feita por Robério Aires da Cáritas Diocesana. A análise de conjuntura, conduzida por Beni e Jaine, representantes da Comissão Pastoral da Terra, fez um recorte da história, e provocou importantes reflexões sobre os desafios sociais e políticos enfrentados pelos jovens e comunidades da região.
Durante a tarde, os participantes aprofundaram seus conhecimentos com a Leitura Popular da Bíblia, ministrada pela Irmã Creusa da Cáritas Nacional, fortalecendo a espiritualidade libertadora como instrumento de resistência e esperança.
Após o jantar, os participantes puderam desfrutar de uma animada noite cultural, marcada pela alegria e protagonismo da juventude, que cantou e encantou a todos com apresentações de karaokê. O momento também foi marcado por um bate-papo descontraído, promovendo integração e fortalecendo os laços entre os jovens das diversas comunidades presentes.
O sábado dia 31 iniciamos com a celebração eucarística, seguida de um café partilhado. Na sequência, Padre Bruno da Cáritas Diocesana, abordou os fundamentos da Doutrina Social da Igreja e a Ecologia Integral, convocando os jovens a assumirem o cuidado com a criação como parte de sua missão cristã.
O encontro foi encerrado com uma rica mesa de encaminhamentos práticos, com a presença de representantes de diversas iniciativas sociais, como Bahia Sem Fome, ATER Biomas e o P1MC, reforçando o compromisso com a multiplicação dos saberes e a construção de comunidades sustentáveis e solidárias.
Mais do que um encontro, o momento foi uma verdadeira experiência de fé, formação e partilha, que reafirma a esperança nas juventudes como protagonistas da transformação social, política e ambiental de nossas comunidades.