Rádio Nova Vida FM – 2025

Baixe nosso aplicativo Disponível no Google Play

Bahia

Divina Providência promove Intercâmbio Intermunicipal de Saberes e valoriza práticas agroecológicas no Semiárido

Divina Providência promove Intercâmbio Intermunicipal de Saberes e valoriza práticas agroecológicas no Semiárido Foto: Luciane Martins

Nos dias 11 e 12 de setembro de 2025, a Associação Divina Providência realizou o Intercâmbio Intermunicipal de Saberes, reunindo agricultores e agricultoras de Malhada de Pedras e Rio do Antônio para dois dias de aprendizado coletivo, visitas de campo e momentos culturais.

A iniciativa integra o Projeto Água para Produção de Alimentos e Dessedentação Animal, executado pela Divina Providência, em parceria com o Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR.

Com o tema: “Fortalecendo a agricultura familiar e a convivência com o Semiárido”, e  em parceria com a (COOTRAF) e (ASFAB), o encontro destacou a importância da organização comunitária e das práticas agroecológicas para garantir produção de alimentos e qualidade de vida, mesmo nos períodos de estiagem.

O primeiro dia ocorreu na comunidade de Humaitá, em Guajeru, e começou com café da manhã, credenciamento e visita à propriedade de Dona Sueli e Sr. Matusalém Filho. Eduardo Novais, engenheiro agrônomo, e Elisa Teixeira conduziram uma rica troca de experiências sobre o uso do andu na recuperação do solo, consórcios de culturas (quiabo panca, alho-poró, melão-de-são-caetano), plantas medicinais, biofertilizantes e defensivos naturais.

Segundo Eduardo, que atua como agente do ATER na comunidade, o trabalho da assistência técnica, tem ajudado a capacitar agricultores e agricultoras ao longo dos anos, apoiando-os na melhoria de seus métodos de cultivo e no uso de tecnologias apropriadas para o Semiárido.

À tarde, a programação seguiu na sede da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Riacho do Humaitá, fortalecendo o espírito de união e esperança.

Edson Santos, agente de negócios da APPRH, destacou a importância da Associação concorrer a editais como o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, para ampliar a comercialização e servir de modelo a outras comunidades. Para Tereza Silva, produtora orgânica, produzir 100% de forma orgânica “protege a vida de quem planta e de quem consome”, destacando que ela e outras três agricultoras já conquistaram certificação orgânica.

O segundo dia foi realizado na Escola Família Agrícola de Caculé (EFA), com mística, visita guiada, rodas de conversa e plenária de avaliação. Os participantes conheceram práticas da escola, como cultivo de plantas medicinais, reaproveitamento de águas cinzas, compostagem, viveiro de mudas, hortaliças e criação de animais. Professores e técnicos reforçaram a importância da diversificação produtiva, da regeneração do solo e do uso sustentável da água.

O intercâmbio também discutiu o papel da EFA na formação de jovens para os desafios da agropecuária no Semiárido, incentivando sua permanência no campo com inovação e sustentabilidade.

Para a Divina Providência, encontros como este são essenciais para inspirar soluções, unir agricultores e construir um futuro com mais água, produção, saúde e dignidade para as famílias do Semiárido.

Whatsapp

(77) 99823-5791

Telefone

(77) 3441-6140

Endereço

Praça Abias Azevedo, 650, Hospital, Brumado/BA

Email

contato@radionovavidafm.com.br

Copyright © 2026 Rádio Nova Vida FM – 2025 | Criado por Diego Fagner