Cerca de 30 representantes de organizações da sociedade civil que integram a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) na Bahia participaram do Encontro de Planejamento Estadual, realizado nos dias 31 de março e 1º de abril, em Feira de Santana. O objetivo foi organizar as ações da rede para os anos de 2025 e 2026, com base em uma análise de conjuntura política e social nos âmbitos nacional e estadual.
Durante os dois dias de atividades, os participantes debateram os desafios que a ASA deverá enfrentar nos próximos anos e construíram, de forma coletiva, propostas estruturadas em três eixos centrais: Organização e Fortalecimento Institucional, Formação e Incidência Política. A comunicação foi destacada como uma estratégia transversal e essencial para o fortalecimento das ações da rede.
O Encontro também teve como destaque o fortalecimento da integração entre as entidades que compõem a ASA Bahia, reafirmando o papel da articulação na incidência por políticas públicas que garantam os direitos das populações do Semiárido e promovam o desenvolvimento sustentável da região.
“Momentos como esse são fundamentais para alinhar propósitos, renovar o compromisso coletivo e reforçar a importância do trabalho em rede”, destacaram os organizadores. A ASA Bahia segue firme na missão de contribuir com a efetivação de políticas públicas voltadas à Convivência com o Semiárido, valorizando saberes locais, práticas agroecológicas e o protagonismo das comunidades.