No início de dezembro, a Associação Divina Providência realizou, nas comunidades, Santa Cruz e Santa Apolônia, Macaúbas-BA, cursos voltados para o fortalecimento de práticas sustentáveis na criação de galinhas caipiras. Com o tema “Práticas Sustentáveis no Manejo e Bem-Estar de Galinhas Caipiras”, o evento reuniu agricultores/as para capacitação técnica, troca de experiências e incentivo à agroecologia. A atividade faz parte do Projeto ATER Biomas, executado pela Associação Divina Providência, em parceria com o Governo do Estado, através da BAHIATER/SDR.
Durante a atividade, foram abordados tópicos fundamentais para o manejo das aves, como alimentação balanceada, acesso à água limpa, espaços adequados e a rotina de higiene e manutenção. A questão do bem-estar animal também recebeu destaque, com ênfase na importância do pasto para estimular comportamentos naturais, reduzir o estresse das aves e garantir acesso a ambientes sombreados e com luz solar.
Além das discussões teóricas, com as orientações da extencionista, Gracielle Pereira, os agricultores/as prepararam uma ração alternativa e conheceram um projeto de galinheiro com especificações detalhadas, como dimensionamento, capacidade de aves e custos.
Os agricultores/as ainda aprenderam sobre vacinação, controle de parasitas, monitoramento de saúde e prevenção de doenças comuns na região, com destaque para o uso da fitoterapia como alternativa aos medicamentos convencionais. Também foram apresentados exemplos de plantas medicinais, suplementos vitamínicos e antibióticos para o controle de doenças.
O encerramento dos cursos foram marcados por uma avaliação das atividades realizadas e um debate produtivo, onde os agricultores/as puderam compartilhar experiências e tirar dúvidas e ainda destacaram a importância de iniciativas como essa para promover práticas mais sustentáveis na criação de galinhas caipiras, aliando produtividade, saúde animal e respeito ao meio ambiente.