Nos dias 04 e 05 de janeiro, aconteceu em Brumado-BA, um encontro de formação com a equipe técnica que irá trabalhar no Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural da chamada Pública SDR/BAHIATER Nº 001/2022 (ATER BIOMAS). A atividade contou com a participação dos novos técnicos e também de toda equipe e diretoria da Divina Providência. O projeto visa atender agricultores e agricultoras familiares nos Territórios de Identidade da Bahia com enfoque nos Biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.
Durante a formação, Alideia Rodrigues, colaboradora da Divina Providência, fez uma apresentação da história da entidade e os trabalhos desenvolvidos nestes 25 anos, da parceria com a ASA Brasil e um pouco sobre a conjuntura atual. Na oportunidade, Alideia motivou os novos técnicos à assumirem com responsabilidade o trabalho de assistência técnica e contribuírem com a transformação social das comunidades.
Oldair Leite, coordenador, também destacou todo o processo percorrido pela organização, desde a publicação do edital da Chamada Pública do ATER Biomas até este momento de formação da equipe técnica. O projeto Ater Biomas será executado pela Associação Divina Providência em parceria com a Secretaria Estadual Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), através da BAHIATER e atenderá os municípios de Macaúbas, Caturama e Boquira que fazem parte do Território da Bacia do Paramirim.
Nesse contexto, a SDR/BAHIATER busca convergir para a consolidação de uma política pública cada vez mais articulada e intersetorializada, cumprindo o papel de planejar e coordenar as ações no meio rural baiano em sintonia com as secretarias e órgão afins e assumindo a missão de “promover a gestão e a execução da assistência técnica e extensão rural e articulação de políticas públicas para a agricultura familiar, visando sua emancipação econômica, social e o desenvolvimento sustentável, contribuindo para melhoria da qualidade de vida, respeitando suas especificidades culturais, econômicas, ambientais e sociais”.