Rádio Nova Vida FM

Baixe nosso aplicativo Disponível no Google Play

Bahia

Divina Providência realiza formação com comissões municipais da ASA dos Municípios de Brumado, Rio do Antônio, Cordeiros e Condeúba

Divina Providência realiza formação com comissões municipais da ASA dos Municípios de Brumado, Rio do Antônio, Cordeiros e Condeúba Foto: Luan Porto, Luciane Martins

Nos dias 03 e 04 de janeiro, aconteceu em Brumado-BA, o Encontro de Formação com as Comissões Municipais da ASA, dos Municípios que foram contemplados com o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), executado pela Divina Providência. Participaram do evento, representantes das comissões de Brumado, Rio do Antônio, Cordeiros e Condeúba, além das equipes técnicas e diretoria da Divina Providência e monitores de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH).  As atividades foram mediadas por Alideia Rodrigues, Mestra em Ensino, Linguagem e Sociedade, Especialista em Movimentos Sociais, Organizações Populares e Democracia Participativa, Licenciada e Professora da Educação Básica.

A formação faz parte do processo de construção de cisternas, sendo uma das atividades do projeto, que objetiva contribuir nas mobilizações, cadastramento e seleção das famílias. Estes momentos são importantes também para mobilizar outras organizações para fortalecer o trabalho das comissões municipais.

Durante o evento, foi trabalhado temáticas relevantes de acordo ao nosso contexto atual: como a história da entidade, a retomada do Programa Cisternas e a visibilidade dos programas de convivência com o Semiárido, um pouco sobre a conjuntura política atual, Comunicação Não-Violência, além de conteúdos que denunciam a violações de direitos dos povos do semiárido, a exemplo as questões de igualdade de gênero. Na oportunidade, Alideia motivou a todos e todas a assumirem com responsabilidade o trabalho e contribuírem com a transformação social das nossas comunidades.

Teresinha Novaes, membro da comissão municipal de Condeúba, representando a Pastoral da Criança fala sobre o encontro. “Estamos aqui em Brumado nesta formação, juntamente com todo o grupo da Associação Divina Providência. Vários temas foram abordados, sendo um deles, a comunicação, estamos falando de uma comunicação não-violenta, onde se destaca a necessidade de comunicar. Essa comunicação não-violenta é sobretudo respeitar o outro, respeitar o espaço do outro e também discutimos o tema sobre  relação de gênero. Eu, com certeza, voltando para o meu município, irei juntamente com a comunidade, onde a Pastoral da Criança atua e mesmo onde ela não atua, seja em programas de rádio, ou em rodas de conversa, está repassando esse aprendizado. Levar novos horizontes para aquele município. O nosso município está sendo contemplado com essas cisternas e mais do que cisternas o município recebe toda essa formação, todo esse agregamento de conhecimentos e saberes que aqui a gente aprende”, afirma.

Segundo Cássia, monitora de GRH, os temas trabalhados nesse encontro, a comunicação não-violenta, o racismo e a igualdade de gênero são muito importantes, tanto na vida, no cotidiano e nos grupos que  atuamos. “Muito importante está trabalhando isso nos cursos, no contato com as famílias, fazendo esse resgate e de temas como esses. Porque é importante? A gente vê hoje, que tem retomado um pouco dessa cultura do ódio, a gente vem de um retrocesso de quatro anos, isso está impregnado. A gente precisa fazer esse resgate e tentar mudar isso. A gente pode, em nossas formações, está provocando um diálogo, colaborando e desconstruindo isso. Então, a comunicação não-violenta é uma comunicação, com honestidade, com verdade. Só assim, que a gente pode tentar trabalhar e mudar nossas atitudes, que temos no dia a dia. Essa formação foi muito importante para nós, enquanto monitores,  equipes técnicas,  comissões municipais, pois estamos ligados às famílias, no trabalho de campo e nos grupos que a gente têm. Nós temos essa missão, estar trabalhando temas como esses, colaborando com a transformação dessa realidade”, destaca a monitora.

O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) é financiado pelo Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em parceria com a Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC). O município de Brumado será contemplado com 130 cisternas de consumo humano, Rio do Antônio (180), Cordeiros (148) e Condeúba (130), totalizando 588 cisternas de 16 mil litros até o final do projeto. As famílias serão contempladas com implementação de tecnologias sociais de acesso à água para captar e reservar água de chuva destinada a atender ao consumo humano familiar para beber e cozinhar, bem como a capacitação para a convivência sustentável com o Semiárido.

Whatsapp

(77) 99823-5791

Telefone

(77) 3441-6140

Endereço

Praça Abias Azevedo, 650, Hospital, Brumado/BA

Email

contato@radionovavidafm.com.br

Copyright © 2024 Rádio Nova Vida FM | Criado por Diego Fagner