Nos dias 04 e 06 de janeiro, a Associação Divina Providência realizou a reunião com as comissões municipais dos municípios de Ibiassucê, Caculé e Malhada de Pedras. A atividade faz parte do Projeto Cisternas – Termo de Contrato 031/2022 – Convênio Federal 901956/2020, financiado pelo Ministério da Cidadania, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e executado pela Divina Providência. A comissão municipal é formada por representantes da sociedade civil e do poder público local e foram discutidas as formas de implementação das tecnologias, os critérios de elegibilidade e os procedimentos para a seleção das famílias.
O objetivo dessa tecnologia social é proporcionar o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente para o consumo humano a famílias de baixa renda e residentes na zona rural, por meio da instalação de cisternas de placas de 16 mil litros para captação e armazenamento de água de chuva, associada à capacitação e formação para a gestão da água. Como resultado, espera-se que as famílias beneficiadas possam melhorar suas condições de vida, facilitando o acesso à água de qualidade para consumo humano, com impacto direto sobre a saúde e a segurança alimentar e nutricional.
Nesta semana, está acontecendo a mobilização, seleção e cadastramento das famílias. A próxima etapa do projeto será a Capacitação das famílias em Gerenciamento de Recursos Hídricos dirigidas às famílias que receberão as cisternas de água de beber. Esta capacitação é parte essencial para a sustentabilidade do projeto. Em cada curso, serão discutidos temas, como: Gerenciamento dos recursos hídricos, Cidadania e, principalmente, sobre Convivência com o Semiárido, promovendo reflexões sobre as características naturais da região, levando em consideração, a realidade econômica e cultural das famílias, além das possibilidades que influenciam nas práticas de convivência sustentável.