Rádio Nova Vida FM

Baixe nosso aplicativo Disponível no Google Play

Bahia

Encontro Microrregional da Divina Providência destaca os 25 anos da ASA e o fortalecimento das comunidades contra as adversidades climáticas e sociais

Encontro Microrregional da Divina Providência destaca os 25 anos da ASA e o fortalecimento das comunidades contra as adversidades climáticas e sociais Foto: Luciane Martins, Anselmo Cardoso e Suzane Ladeia

O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) trouxe um alívio significativo para 588 famílias dos municípios de Brumado, Rio do Antônio, Cordeiros e Condeúba, ao possibilitar o acesso à água potável de qualidade. Por meio da implantação de tecnologias de captação e armazenamento de água da chuva, diversas comunidades agora contam com cisternas com capacidade para guardar até 16 mil litros desse recurso essencial, proporcionando condições mais dignas para beber e cozinhar.

Para celebrar a finalização das construções e promover a troca de experiências, as famílias beneficiadas e representantes das comissões municipais da ASA se reuniram no Encontro Microrregional do P1MC, realizado em Brumado nos dias 17 e 18 de outubro. Durante o evento, que contou com a participação de mais de 50 pessoas, os participantes debateram sobre a importância da ASA, que completa 25 anos, no fortalecimento das comunidades frente às adversidades climáticas e sociais.

Juliano Villas Boas, do Centro de Agroecologia no Semiárido (CASA), destacou a relevância da iniciativa: “Hoje estou aqui, em Brumado, participando e contribuindo também com a Associação Divina Providência no seu Encontro Microrregional. É um encontro que celebra e que partilha conhecimentos e experiências. Aqui no Programa Um Milhão de Cisternas, executado por essa organização, uma organização que é irmã do CASA, e aqui contando também com a diversidade de organizações sociais, de agricultores e agricultoras, das comissões municipais que têm feito esse programa acontecer. E a falar da importância que é a Divina Providência para o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica, para o fortalecimento das ações de convivência com o Semiárido. Quero parabenizar essa organização, irmã, que muito tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida do povo da região de Brumado”, concluiu.

Seu Natalino Antônio dos Santos, representante do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Rio do Antônio, que ente a roça e a madeira, ele transforma troncos em gamelas, carrinhos de boi, colheres de pau e outras peças que contam histórias de uma vida simples e rica em tradição e aproveitou o evento para expor seus artesanatos: “Esse trabalho que a gente vem desenvolvendo, representando uma atividade que foi muito antiga, que teve aqui em nossa região, do tempo de nossos avôs, de nossos pais. Então, eu aprendi a trabalhar com esse artesanato, através do meu pai. É fazer uma lembrança do tempo antigo. Todo mundo que vê esse artesanato que eu faço, lembra do avô, do pai. Então, sempre eu gosto de relembrar. Foi por isso que surgiu a necessidade de estar fazendo esse artesanato, uma gamela, um carro de boi, uma coisinha e outra. Então, estou apresentando o meu trabalho a todos vocês aqui no município”, destacou o agricultor.

No segundo dia do encontro aconteceu um carrossel de experiências que trouxe discussões ricas e variadas sobre temas fundamentais, como: Juventude e Agricultura Familiar; Mulheres e Economia Popular Solidária; Agroecologia, Assistência Técnica e Extensão Rural. Esse formato possibilitou uma intensa troca de saberes e práticas entre os agricultores e agricultoras, fortalecendo ainda mais o compromisso com a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável do Semiárido.

A atividade faz parte do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), executado pela Associação Divina Providência, em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e financiado pelo Governo Federal. Essa iniciativa não apenas melhora a qualidade de vida das famílias envolvidas, mas também representa um passo importante na luta pela sustentabilidade e resiliência das comunidades do Semiárido baiano.

Whatsapp

(77) 99823-5791

Telefone

(77) 3441-6140

Endereço

Praça Abias Azevedo, 650, Hospital, Brumado/BA

Email

contato@radionovavidafm.com.br

Copyright © 2024 Rádio Nova Vida FM | Criado por Diego Fagner