Entre os dias 2 a 4 de abril, a comunidade Riacho do Bandeira, no município de Rio do Antônio, no sudoeste baiano, foi sede da Capacitação em Gestão da Água para Produção de Alimentos (GAPA). A formação reuniu famílias que serão beneficiadas com tecnologias sociais de acesso à água voltadas para a produção de alimentos no semiárido.
A atividade integra o Projeto Água para Produção, executado pela Associação Divina Providência e financiado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). No município, 63 famílias serão contempladas com duas importantes tecnologias: a cisterna calçadão e o barreiro trincheira. Ambas têm o objetivo de captar e armazenar água da chuva para uso na produção agroecológica e no fortalecimento da segurança alimentar das famílias.
Durante os três dias de capacitação, os participantes puderam dialogar sobre o uso sustentável da água, a importância do cuidado com o solo e com o meio ambiente, e as possibilidades de produção diversificada mesmo em regiões com baixa pluviosidade. A metodologia do GAPA valoriza os saberes locais e promove o intercâmbio de experiências entre agricultores e técnicos.
Segundo Oldair Leite, Coordenador do projeto, “o GAPA é uma etapa fundamental do projeto, pois prepara as famílias para utilizar de forma consciente os recursos hídricos. Além disso, fortalece a autonomia das comunidades rurais, promovendo práticas de convivência com o Semiárido baseadas na agroecologia e no protagonismo local”, destacou.
A agricultora Larissa Ceo, uma das participantes da capacitação, destacou a importância do projeto: “Essa tecnologia vai ser muito importante para mim, para produzir alimentos de qualidade para meus filhos, sem agrotóxicos. Na capacitação aprendi a fazer adubação natural, utilizar a água de forma consciente e outras práticas que vou aplicar no dia a dia. Quando chega um projeto como esse e traz essas novidades, a gente agradece muito,” afirmou alegremente a agricultora.
Com iniciativas como essa, a expectativa é que as famílias do município de Rio do Antônio avancem cada vez mais na construção de uma convivência digna e sustentável com o Semiárido, mostrando que é possível produzir com respeito à natureza e valorização dos saberes tradicionais.