Entre os dias 07 e 09 de fevereiro, aconteceu em Vitória da Conquista-BA, o encontro de formação do Projeto ATER Biomas e reuniu membros das equipes técnicas do CEDASB, CASA, Divina Providência, ISFA, ASAMIL e ASFAB, organizações da sociedade civil que compõem a ASA (Articulação Semiárido Brasileiro) e o Fórum Baiano da Agricultura Familiar e executarão a Chamada Pública 001/2022 – ATER Biomas em diferentes territórios. A capacitação também contou com a participação de Lanns Almeida, Superintendente da BAHIATER, de Célia Tavares, Fiscal do contrato, de Marcus Vinicius dos Santos, Diretor Operacional da BAHIATER, representantes da SETAF da região e da COOTRAF de Caculé.
A formação teve como objetivo trazer novas informações para as equipes técnicas que atuarão nos núcleos propostos pela chamada, além de apresentar vivências e trocas de experiências das equipes que já trabalham com o Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, que é um programa que estimula a construção de conhecimentos entre os agricultores e agricultoras, trabalhando temas como: segurança alimentar, educação contextualizada e gênero.
Durante sua explanação, Lanns Almeida, Superintendente da BAHIATER, falou sobre a expectativa desta chamada Pública que entra para a história da Bahia, e vem trazer o protagonismo da mulher e dos jovens, ou seja, “60% das equipes são compostas por mulheres e 50% de jovens egressos das Escolas Técnicas, EFA, CEEP, CETEB, e IFBA”. Os núcleos terão um grande número de jovens formados em tecnologias e tecnólogos na Bahia, destacando que com a execução do projeto, a agricultura familiar será ainda mais fortalecida por meio da maior Chamada Pública de ATER em execução no Brasil.
Marcus Vinícius dos Santos, Diretor Operacional da BAHIATER, explicou sobre a migração da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) para o novo Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Os agricultores e agricultoras familiares que tiveram a DAP vencida até dia 07 de fevereiro de 2023, deverão procurar os órgãos específicos, ou seja, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais ou SINTRAF, a SETAF ou Prefeituras Municipais credenciais para a emissão do novo CAF. Para as declarações que vencerão, de 8 de fevereiro de 2023 até 21 de janeiro de 2024, a DAP será prorrogada por mais um ano. Já as declarações que vencerão em 1º de fevereiro de 2024, os agricultores e agricultoras familiares deverão procurar os órgãos específicos, próximo ao vencimento, para a emissão do novo CAF. Portanto, todas as famílias que serão contempladas no Projeto ATER Biomas deverão estar com DAP/CAF regularizada.
Segundo Juliano Vilasboa, do Centro de Agroecologia no Semiárido (CASA), “a assistência técnica não é um presente, é o resultado da luta de homem e mulher. Que a assistência técnica continue sendo uma política pública estruturada e que consiga chegar em outros espaços. É um ganho político, um ganho da luta e a possibilidade de fazer uma assistência técnica a partir da própria classe trabalhadora”, pontuou.
Para Iara Costa, Técnica Agrícola da Associação Divina Providência: “o encontro foi muito produtivo, a gente tirou nossas dúvidas com as outras organizações, outros técnicos e técnicas que já passaram por esse processo. Fica mais fácil a gente lidar, chegar na propriedade, saber se envolver, conversar com os agricultores e agricultoras de uma forma que eles entendem melhor. É um projeto que vem trazendo muitas esperanças às famílias, e nós, da Divina Providência, queremos também levar essa esperança, essa luz que vem a muito tempo deixando de brilhar e a gente vem com essa expectativa de melhorar cada vez mais. Este projeto será a revolução”, afirmou alegremente.