No município de Brumado-BA, pedreiros e pedreiras participaram, de 12 a 17 de fevereiro de 2024, de uma capacitação para a construção de cisternas de placas do Programa Um Milhão de Cisternas – P1MC (cisternas para água de beber e cozinhar), executado pela Divina Providência em parceria com a Articulação Semiárido Brasileira – ASA. A formação contou com participação de dez novos pedreiros/as e foi ministrada pelo monitor/pedreiro, Aloísio de Jesus, que já tem experiência na construção de tecnologias sociais.
A capacitação tem como objetivo qualificar novos pedreiros e pedreiras nos aspectos técnicos e sociais, refletindo em uma melhor qualidade das construções das tecnologias no Semiárido. Os novos pedreiros e pedreiras foram orientados sobre a forma correta e segura de trabalho na construção de cisternas, bem como sobre o processo de retomada do Programa Cisternas, a apresentação da trajetória e objetivos da ASA e do Programa Um Milhão de Cisternas.
Aloísio de Jesus, monitor/pedreiro da capacitação, falou um pouco sobre esses seis dias reunidos na comunidade Várzea Queimada, em Brumado-BA. “Foram dias muito vantajosos, capacitando dez novos pedreiros/as que, a partir de hoje, já estarão prontos para luta na construção das cisternas. Foi um trabalho maravilhoso”, afirmou o monitor/pedreiro.
Diversas ações e atividades, a exemplo da capacitação de pedreiros e pedreiras, são desenvolvidas no decorrer do Projeto, através de parcerias entre a Divina Providência, a ASA e Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).