Há mais de 17 anos, o projeto Remédio Musical vem espalhando música, alegria e esperança, de forma totalmente gratuita, por onde passa.
É ação social: música que cura, alegria que transforma!

Em 2023, o projeto lançou o livro Cavaleiro Cantante, que conta a história do menino pobre Alan Cruz, de Livramento-BA, que conseguiu levar a música para todos os 26 estados brasileiros e para o Distrito Federal.
Em 2025, o projeto iniciou sua missão pelo mundo, e o país escolhido foi o Peru. A capital, Lima, recebeu o Doutor Melodia.
São anos levando o som como abraço, a canção como remédio e o sorriso como linguagem universal. À frente dessa missão está o professor de música e musico terapeuta Alan Cruz, que dá vida ao carismático personagem Dr. Melodia — um doutor da alma, que receita amor, acordes e afeto.
Em hospitais, igrejas, instituições sociais e comunidades, a música chega onde, muitas vezes, as palavras não alcançam. Porque, quando a música toca, o coração responde.
Em 2026 entre os dias 01 e 06 de fevereiro, a Bahia está sendo contemplada com essa ação de luz, com atividades realizadas em Salvador, provando que a música é cura, é acolhimento e é transformação social. Gratidão a todas as pessoas que acreditam, apoiam e fazem parte dessa caminhada de amor. Seguimos, porque, enquanto houver alguém precisando de alegria, a música continuará sendo o remédio. O projeto como parte da agenda que contempla a Bahia segue levando música, cuidado e esperança por meio do trabalho do Dr. Melodia.
No dia 03 de fevereiro, o projeto realizou atividades no Hospital Aristides Maltez, com oficina de Musicoterapia com o Dr. Melodia, às 9h, e, em seguida, ação musical ao vivo no hospital, às 10h.
Ainda no dia 03 de fevereiro, no Lar de Idosos Frei Lucas de Moraes, aconteceu, às 14h30, a oficina de Musico Terapia e Canto Terapia com os idosos.
Já no dia 04 de fevereiro, no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES/UFBA), realizou-se, às 10h, a aula-show de Musicoterapia e, às 11h, a atividade de Canto Terapia com pacientes.

Foto: Comunicação do Projeto Remédio Musical



