O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania SESOC, realizou a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no dia 05 de julho, durante todo o dia, no Clube Social e Recreativo de Brumado. O objetivo é avaliar a política de assistência social e definir as prioridades para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Participaram da conferência, conselheiros do CMAS, representantes da Sociedade Civil e do Poder Público de Brumado.
A atividade é uma preparação para a Conferência Estadual de Assistência Social que acontecerá, de 03 a 05 de outubro de 2023, em Salvador-BA. A Conferência, que tem como tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos, o SUAS que queremos”, tem à frente o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-BA) em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES).
Os municípios têm até o dia 11 de agosto para realização das conferências locais e definição dos delegados para a etapa estadual. Já a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social está programada para o período entre 05 e 08 de dezembro.
O objetivo da Conferência Estadual é propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), fortalecendo a integração dos municípios no debate e potencializando a participação e o controle social.
Os/as delegados/as eleitos/as para representar Brumado na Conferência Estadual de Assistência Social, são os seguintes:
Sociedade Civil: Valdirene Jardim e Lucimar Santos (Titulares), Ailma Trindade e Vera Lúcia Silva (Suplentes).
Poder Público: André Gouveia e Janine Caldeira (Titulares), Geisa e Luiza de Marilack (Suplentes).