A Associação Divina Providência de Amparo Social e Cristão há 25 anos vem cumprindo sua missão e objetivo que consiste em promover atividades de relevância pública social, formar e valorizar a pessoa humana, sem discrição de raça, cor, política ou religião, a fim de que homens e mulheres tenham melhor qualidade de vida e dignidade, e as ações e relações sejam socialmente justas e sustentáveis. Assim, como parceira de diversos projetos sociais realizados em Brumado e região, a Associação Divina Providência apresentou o Projeto Social de Karatê, em uma das pautas da reunião do Conselho Municipal de Assistência Social, (CMAS), realizada na última quinta-feira do dia 28 de abril, às 14h45, na Sala de Reuniões da Central dos Conselhos.
O projeto tem como idealizador o professor e sensei Arlen de Andrade, e conta coma as parcerias da Associação Divina Providência de Amparo Social e Cristão, Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos), Pastoral da Criança, Escola Nossa Senhora de Fátima – ENSF, comerciantes, e toda a sociedade civil que queiram contribuir. As aulas acontecem de forma gratuita, 1 (uma) vez por semana, todas as segundas, quartas ou quintas-feiras, das 18h às 19h nas instalações da escola ENSF e na Vila Presidente Vargas, em Brumado-BA.
Até agora conseguimos com parceiros e comerciantes, o apadrinhamento de 30 crianças em situação de vulnerabilidade social. Essas 30 crianças foram inscritas na Federação de Karatê da Bahia para participar futuramente de campeonatos.
O projeto Social de Karatê está sendo executado com as parcerias supracitadas e com o apoio da comunidade, contudo estamos caminhando ainda na busca por padrinhos que queiram fazer a doação de kimonos para a supracitada prática desportiva dessas 30 (trinta) crianças.
A ideia do projeto Social de Karatê é ir além da prática esportiva, e também proporcionar um acompanhamento feito pela Pastoral da Criança e Vicentinos, às famílias das crianças e adolescentes beneficiadas pelo projeto.
A sessão plenária mensal do Conselho Municipal de Assistência Social contou com as participações de Maria Nicéia, Rita, Denise, Heliane, Marcos, Teresinha, Angela e Letícia. Que, além da Apresentação do Projeto Social de Karatê feito pela Associação Divina Providência, também apreciou as seguintes pautas: Demonstrativo anual 2021, do Governo Estadual referente aos recursos recebidos do Fundo Estadual de assistência Social – FEAS, e Deliberação e aprovação de prestação de contas referente aos meses de Janeiro e Fevereiro. Deliberação sobre ampliação de oferta de mais 06 (seis) oficinas do Acessuas Trabalho.
Todos os presentes parabenizaram o trabalho de assistência social realizado pela Associação Divina Providência e enfatizaram que o trabalho social é árduo, mas muito nobre, é preciso continuar e não desistir, mesmo que as dificuldades e o desânimo batam sempre em nossa porta.
Afinal, como diz Augusto Cury: “Jamais desista de si mesmo. Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.”