Na última segunda-feira do dia quatro de julho, a Presidente do CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social de Brumado, a Sra. Angela da Cruz Silva, representando a instituição presidente do CMAS, a Associação Divina Providência de Amparo Social e Cristão, e a conselheira, a Sra. Betânia Rosa de Almeida Ribas, realizaram uma visita ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Esther Trindade Serra, situada no Bairro Baraunas.
Uma das principais atribuições do CMAS é o monitoramento das parcerias para promover o controle social e a qualidade dos atendimentos prestados. Por isso, o objetivo da supracitada visita foi conhecer os espaços de atendimento e as atividades desenvolvidas por meio do referido CRAS.
Segundo a presidente do CMAS, Angela Silva, “a fiscalização da visita in loco às entidades que atendem os brumadenses é importantíssima para que o conselho possa entender de forma prática, a realidade dos assistidos pela Assistência Social, e ainda conhecer como está sendo feito o trabalho no que concerne o controle social.”
Para a coordenadora do CRAS Esther Trindade Serra do bairro Baraunas, a Sra. Sheila Cristina Costa da Silva do CRAS, o atendimento faz a diferença na vida das famílias que procuram pelo serviço de Assistência Social. Assim que chegam na unidade, elas são encaminhadas e orientadas, mediante a análise de cada situação, individual ou familiar.
Conforme observado pelas conselheiras na visita, o CRAS Esther Trindade Serra no Bairro Baraunas conta com instalações satisfatórias no que concerne a infra estrutura e realiza atividades socioeducativas e eventuais, como os benefícios natalidade, passagem, alimentação e auxílio funeral, e ainda realiza o pré cadastro para o programa casa Verde Amarela. Foi ainda nos informado que com dinamismo e harmonia, a equipe composta por coordenadora, assistentes sociais, psicóloga, auxiliar administrativo, oficineira e auxiliares de serviços gerais, conseguiu durante o ano de 2021 realizar um total de 4.578 atendimentos ao público, orientando os usuários a buscarem seus direitos e a se inscreverem no cadastro único. Sobre os problemas e intercorrências mais frequentes na unidade, a coordenadora citou que a maior problemática é a grande quantidade de pessoas que buscam pelo benefício eventual de auxílio alimentação, bem como a busca pelo fortalecimento familiar. Para finalizar, Sheila ressalta que o principal impacto social proporcionado para a comunidade está na acolhida, na escuta, no atendimento como um todo, a fim de vencer a vulnerabilidade social.
Outras visitas in loco estão agendadas para serem feitas nos CRAS Irmã Dulce – Bairro São Félix, Yolanda Pires – Vila Presidente Vargas, no Centro de Referência e Especialização da Assistência Social – CREAS Chico Xavier, e na casa do Programa Bolsa Família.