Rádio Nova Vida FM

Baixe nosso aplicativo Disponível no Google Play

Brumado

Conselheiras visitam o CRAS Irmã Dulce no Bairro São Félix e dão continuidade a agenda das visitas In Loco do CMAS

Conselheiras visitam o CRAS Irmã Dulce no Bairro São Félix e dão continuidade a agenda das visitas In Loco do CMAS Foto: Ailma Oliveira

Dando seguimento às visitas in loco que estão sendo feitas pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Brumado – CMAS, a Sra. Angela da Cruz Silva, representando a instituição presidente do CMAS, a Associação Divina Providência de Amparo Social e Cristão, e a conselheira, a Sra. Ailma Trindade Leite de Oliveira, estiveram na tarde desta quarta-feira do dia 13 de Julho de 2022 no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Irmã Dulce, situada na Rua Major Jovino Brito, 13 – Bairro São Félix. 

O principal objetivo da visita foi conhecer os espaços de atendimento, as atividades de forma prática, a realidade dos assistidos pela Assistência Social, e ainda avaliar como está sendo feito o trabalho no que concerne o controle social, a proteção social básica e especial na referida entidade.

A coordenadora do CRAS Irmã do bairro São Félix, a Sra. Célia da Silva Santos, avalia que os serviços oferecidos têm modificado de forma positiva a vida dos usuários, segundo ela muitas pessoas estão conseguindo resgatar sua autoestima, e ainda conseguem por meio das palestras, oficinas e cursos profissionalizantes transformarem suas vidas na sociedade. Célia relatou que alguns deles conseguiram montar seu pequeno negócio, e se tornaram mais inclusivos e produtivos. Apesar de contar com um bom número de pessoas que compõem o Recursos Humanos (RH), ela destaca que a quantidade de colaboradores não é suficiente para atender a demanda do CRAS Irmã Dulce. Porém explicou que está aguardando a convocação de 02 (dois) orientadores, e de 01 (um) psicólogo (a).

Constatou-se por meio da visita, que o CRAS Irmã Dulce conta com instalações satisfatórias no que concerne à infraestrutura, realiza atividades que promovem o acolhimento, a convivência e a socialização de famílias e indivíduos que se encontram em situações de vulnerabilidade e risco social.

Para a coordenadora, a principal potencialidade de sua equipe está na forma altruísta e unida com que realizam o trabalho em prol das famílias. Composta por coordenadora, assistente social, psicóloga, facilitadora de oficina, auxiliar de serviços gerais, guarda municipal e estagiários, a equipe conseguiu durante esse ano de 2022 atender 10 (dez) adolescentes entre 15 a 17 anos, 73 (setenta e três) adultos com idade entre 18 a 59 anos, e 30 idosos acima de 60 anos, fazendo um serviço de orientação, acolhimento; informação; escuta; encaminhamentos; entrevistas; visitas domiciliares; acompanhamento familiar; atividades institucionais; estudo social; relatórios sociais com pareceres, intervenção nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); planejamento entre outros, a fim de que  o trabalho seja realizado de maneira multidisciplinar. 

Essa foi a segunda visita realizada pelas conselheiras do Conselho Municipal de Assistência Social de Brumado – CMAS. A primeira aconteceu dia 04 de julho no CRAS Esther Trindade Serra do bairro Baraúnas, nas duas entidades perguntados sobre as intercorrências mais frequentes, as duas coordenadoras afirmaram serem insuficientes a quantidade de cestas alimentares que compõem esse benefício, assim é incontável o número de pessoas e famílias que ficam desassistidas pela Assistência Social. 

Acerca das atividades realizadas nos CRAS, ambos afirmaram atender as pessoas que fazem parte do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV), e serviço de proteção social básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosos.

Outras visitas in loco estão agendadas para serem feitas no CRAS Yolanda Pires – Vila Presidente Vargas, no Centro de Referência e Especialização da Assistência Social – CREAS Chico Xavier, e na casa do Programa Bolsa Família.

Whatsapp

(77) 99823-5791

Telefone

(77) 3441-6140

Endereço

Praça Abias Azevedo, 650, Hospital, Brumado/BA

Email

contato@radionovavidafm.com.br

Copyright © 2024 Rádio Nova Vida FM | Criado por Diego Fagner