Nos dias 13 e 14 de fevereiro, a Divina Providência promoveu, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL) em Brumado-BA, o Encontro de Capacitação de Comissões Municipais e Multiplicadores dos projetos Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e o projeto Bahia Sem Fome – Água para Produção de Alimentos e de Dessedentação Animal –, financiado pelo Governo do Estado da Bahia, em parceria com Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural. ( SDR)
O encontro reuniu representantes das comissões municipais dos municípios de Brumado, Rio do Antônio, Condeúba, Cordeiros, Lagoa Real e Malhada de Pedras, além dos multiplicadores de GRH (Gerenciamento de Recursos Hídricos), GAPA (Gerenciamento de Água para Produção de Alimentos) e SISMA (Sistema Simplificado de Manejo da Água), bem como a equipe técnica da Divina Providência.
A programação teve início na quinta-feira (13) com o credenciamento e uma dinâmica de apresentação. Em seguida, houve um resgate da história da Divina Providência nesses 28 anos de atuação, conduzido pelo professor e historiador José Silva Figueiredo. No período da tarde, Gilmar Santos, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), abordou a conjuntura política atual, seus impactos nas políticas públicas e os reflexos no Semiárido. Durante a noite, os participantes puderam aproveitar uma programação cultural com apresentações de moda de viola e sanfona.
Na sexta-feira (14), Maura Maria Pezzato, da ASAMIL de Livramento, dialogou com os participantes sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade, destacando os desafios da agroecologia frente às mudanças climáticas.
Luciane Martins, comunicadora popular da Divina Providência, em entrevista, explicou a importância das comissões municipais no processo de execução dos programas. “A comissão tem um papel fundamental na escolha das comunidades, mobilização, seleção e cadastramento das famílias que vão receber as tecnologias. Hoje, essas comissões foram articuladas através dos programas: Um Milhão de Cisternas, em parceria com a ASA e financiado pelo Governo Federal, e Água para Produção, executado em parceria com o Governo do Estado por meio da CAR”, afirmou Martins.
A formação também contou com a presença de técnicos agrícolas da Escola Família Agrícola de Caculé, que irão ministrar os cursos de GAPA e SISMA nos municípios de Rio do Antônio, Lagoa Real e Malhada de Pedras para as famílias contempladas com as tecnologias de produção de alimentos.
O Encontro de Capacitação de Comissões Municipais e Multiplicadores reafirmou o compromisso da Divina Providência com a promoção do acesso à água e o fortalecimento da agroecologia no Semiárido. A troca de conhecimentos entre técnicos, multiplicadores e representantes municipais proporcionou um espaço de aprendizado e articulação essencial para a implementação das tecnologias sociais. Além disso, os debates sobre sustentabilidade e gestão dos recursos hídricos reforçaram a importância da atuação coletiva para enfrentar os desafios climáticos e garantir a segurança hídrica e alimentar das comunidades. Com as formações e o engajamento dos participantes, espera-se que as ações desenvolvidas nos municípios fortaleçam ainda mais a convivência com o Semiárido e promovam o desenvolvimento sustentável da região.