Rádio Nova Vida FM

Baixe nosso aplicativo Disponível no Google Play

Brumado

Moradores e Especialista em Gestão de Políticas Sociais denunciam a falta de coleta de lixo em Brumado

Moradores e Especialista em Gestão de Políticas Sociais denunciam a falta de coleta de lixo em Brumado Foto: Antônio Marcos

O especialista em Gestão de Políticas Sociais, @antoniomarcos.naluta procurou a nossa redação para denunciar a falta de coleta de lixo em Brumado. Para Antônio, “todos e todas que vivem nessa cidade têm direito a uma cidade limpa e a um meio ambiente sustentável, e para isso o poder público local tem o dever de dar a destinação correta ao lixo urbano. Isso é uma questão de saúde pública e envolve: a coleta; a reciclagem e a separação correta do lixo; a varrição, o asseamento de ruas, praças e mercados públicos; a raspagem e a remoção da terra, areia e entulhos acumulados nas vias públicas; o desentupimento de bueiros, bocas-de-lobo, galerias pluviais e outros; a capinação e a raspagem de ruas e outros logradouros públicos”.

Ainda segundo Antônio, o cidadão também tem os seus deveres que consistem em: “acondicionar corretamente o lixo para ser coletado pelo serviço público; respeitar os horários de coleta; comunicar as irregularidades que tiver conhecimento às autoridades públicas municipais, mas no caso da nossa cidade, os cidadãos sequer são ouvidos e respeitados, e o que se vê é uma cidade em situação de desgoverno e marcada pela ausência do poder público, forçando o próprio cidadão a agir por contra própria, a exemplo de queimar o próprio lixo, causando ainda mais problemas à saúde pública e ao meio ambiente.”

Apenas com a união do poder público e dos cidadãos, conseguimos fazer com que sejam tomadas medidas para garantir o cumprimento das leis e regulamentos relacionados à coleta de lixo, ao saneamento básico e a saúde.
A redação da Rádio Nova Vida FM 87.9, ouviu as denúncias dos moradores, e, acompanhando as redes sociais, assistiu declarações recentes feitas em live pelo Excelentíssimo Sr. Prefeito Eduardo Lima Vasconcelos que afirmou que o lixo é muito caro em Brumado; segundo o prefeito, “o povo de Brumado está perdendo todo mês R$ 200 mil por omissão ou ação criminosa de alguém”.
Na sexta-feira, dia 22 de dezembro, o Diário Oficial do Município publicou o extrato do termo de distrato do contrato da Prefeitura com a empresa L&M Serviços de Limpeza Eirelli, rompendo o contrato por falta de interesse das partes. Com essa rescisão, o Município de Brumado ficou livre para realizar a contratação de nova empresa para a prestação do serviço de limpeza urbana.
Segundo a Prefeitura, isso explica o motivo para a interrupção do serviço de coleta de lixo no último dia 26, o que surpreendeu toda a população, ao se deparar com o lixo nas portas de suas casas, ruas, avenidas e praças da cidade, o que causou revolta em muitos moradores, que mesmo sendo proibido por lei, queimaram o lixo acumulado, causando danos à saúde e ao meio ambiente.
Mas afinal qual será o real motivo da falta da coleta de lixo?
Por que só um caminhão realizou a coleta nesta terça-feira dia 26 de dezembro?
Que façamos uma reflexão!
O que temos certeza é que a Administração Municipal está negligenciando um serviço básico e indispensável à saúde pública. Os brumadenses não suportam mais tantos descasos do poder público local.

 

Whatsapp

(77) 99823-5791

Telefone

(77) 3441-6140

Endereço

Praça Abias Azevedo, 650, Hospital, Brumado/BA

Email

contato@radionovavidafm.com.br

Copyright © 2024 Rádio Nova Vida FM | Criado por Diego Fagner