A Associação Divina Providência realizou a Reunião de Articulação de Parceiros, conforme o Edital de Chamada Pública SDR/BAHIATER Nº 01/2022, Núcleo CA 5, Bacia do Paramirim, nos municípios de Macaúbas, Boquira e Caturama. A atividade contou com a participação das organizações parceiras (colegiados territoriais, conselhos municipais, consórcios públicos, prefeituras, sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, ONGs, associações e outras organizações formais e informais representantes dos agricultores e agricultoras familiares) de cada município e da coordenação do SETAF/BAHIATER da Bacia do Paramirim.
Durante as reuniões, foram apresentadas a equipe técnica que irá atuar no Projeto, um pouco da história da Divina Providência, entidade responsável pela execução dos serviços de ATER, os financiadores e a apresentação dos objetivos e atividades realizadas durante a execução do projeto, além de estabelecer estratégias operacionais para o desenvolvimento das ações do projeto, considerando a identificação, distribuição e priorização de comunidades ou grupos de agricultores com potencial e interesse de participação.
Lindolfo Antônio Silva Santos, coordenador da BAHIATER/SETAF do território da Bacia do Paramirim, sediada em Macaúbas, falou sobre as reuniões que aconteceram no território: “ontem e hoje estamos participando da reunião do Projeto ATER Biomas em parceria com a Associação Divina Providência. Essas reuniões que ocorreram, em Boquira ontem pela manhã, em Macaúbas, ontem a tarde e agora pela manhã, na cidade de Caturama, está selando essa parceria com a Divina Providência, no sentido de prestar assistência técnica, para 540 famílias dos três municípios. Então, a gente espera que a assistência técnica seja de alto nível, como está sendo as reuniões, com está prometendo nas reuniões, para que nós possamos alavancar em nosso território, a assistência técnica a partir de agora. E a assistência técnica indireta que a gente pretende fazer com o acompanhamento com toda a equipe da Divina Providência”, destacou o coordenador da BAHIATER/SETAF do território da Bacia do Paramirim.
As atividades que serão realizadas através dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), nos municípios de Macaúbas, Caturama e Boquira visam contribuir para a garantia de maior segurança alimentar e nutricional, inclusão socioprodutiva, geração de trabalho e renda e acesso a comercialização da produção dos agricultores/as, além de contribuir para a incidência no processo de transição agroecológica. O projeto será executado pela Associação Divina Providência e financiado pelo Governo Estadual, através da SDR/BAHIATER.