O Pickleball, esporte que combina elementos do tênis, badminton e ping-pong, chegou a Brumado em 2022, trazido pela atleta Alessandra Câmara, residente nos Estados Unidos e irmã de uma moradora da cidade. Desde então, a modalidade vem conquistando adeptos no município, sendo praticada com raquetes específicas, uma bola perfurada e uma rede em quadras menores do que as de tênis. Nos EUA, onde o esporte surgiu na década de 1970, o número de praticantes já ultrapassou o de tenistas.
Neste fim de semana, entre os dias 4 e 6 de abril, Brumado estará representado na primeira etapa do Campeonato Baiano de Pickleball, que acontece em Porto Seguro. A equipe brumadense competirá nas categorias Single (individual), três duplas mistas (homens e mulheres) e duas duplas masculinas, enfrentando atletas de diversas cidades do estado.
A modalidade segue em crescimento acelerado na Bahia, e Brumado já garantiu a sede da segunda etapa do campeonato, marcada para os dias 16, 17 e 18 de maio. Para Luis Pedreira, diretor técnico da Federação Bahiana de Pickleball, a popularidade do esporte tem aumentado devido à sua dinâmica e acessibilidade. “O Pickleball tem um enorme potencial de crescimento porque é divertido, dinâmico e pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Estamos vendo essa expansão em todo o Brasil e no exterior”, destacou.
Em Brumado, o Pickleball pode ser praticado gratuitamente nas quadras da FADESB, CETIB e Clube Social, com materiais disponibilizados para iniciantes. Há categorias para juvenis, adultos e adultos 50+, incentivando a participação de todas as faixas etárias.
Informações: Luis Pedreira (73)98836-1380
Diretoria brumadense: Ney (77) 99997-3760