No final da tarde de hoje, dia 25 de abril, ao chegar na Uneb – Campus XX de Brumado para uma reunião com a professora Luzimare para planejarmos o início do projeto de extensão Uneb na Rádio, gravei entrevistas com Anderson Ricardo do curso de Direito, Mariana Moura e Allana Souza, do curso de Pedagogia. Eles são estudantes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus de XX de Brumado, e junto com o grupo de aproximadamente 15 estudantes, trancaram os portões da instituição em um ato organizado de protesto.
A mobilização visa chamar a atenção para a pauta urgente e pendente do movimento @unebnocebja, reforçando a necessidade de diálogo com o Governo do Estado e a valorização da comunidade acadêmica.
Estive na UNEB neste momento e pude testemunhar a seriedade, o respeito e a maturidade do movimento estudantil. Mesmo com os portões fechados, após uma breve conversa, os estudantes gentilmente autorizaram minha saída do campus, demonstrando que a luta por direitos pode — e deve — caminhar lado a lado com o respeito e a escuta mútua.
Como comunicadora popular e radialista, me solidarizo com essa juventude que ocupa, resiste e reivindica um espaço melhor para aprender, ensinar e transformar. Seguimos juntos e atentos aos próximos passos dessa mobilização legítima e necessária.