Rádio Nova Vida FM

Baixe nosso aplicativo Disponível no Google Play

Religião

Comunidade Nossa Senhora de Fátima, em Brumado-BA, celebra festa em louvor a Santo Antônio de Pádua, seu copadroeiro

Comunidade Nossa Senhora de Fátima, em Brumado-BA, celebra festa em louvor a Santo Antônio de Pádua, seu copadroeiro Foto: Júlio César/Pascom - Marivaldo

A comunidade Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro São Félix, da Paróquia Bom Jesus em Brumado-BA celebrou a festa de seu copadroeiro Santo Antônio, refletindo de 1° a 12 de junho, na capela da comunidade, o tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

No dia festivo, 13 de junho, as atividades iniciaram com Alvorada Festiva às 6h, com orações e queima de fogos; Oração do Ângelus nos lares às 12h e às 18h30, procissão pelas ruas do bairro com a imagem de Santo Antônio e logo após, missa solene presidida pelo pároco padre Cleonidio Alves.

Durante esses dias, várias comunidades compareceram para celebrar a trezena em louvor a Santo Antônio. Ainda como atividade dos festejos, tivemos a cada noite atrações musicais para animar ainda mais a festa do Santo considerado casamenteiro. Também foi relizado o tradicional leilão no dia 11/06/2022, o forró e a feijoada dos namorados no dia 12/06/2022.

Ao final das celebrações, os fiéis e devotos puderam se deliciar com as guloseimas da barraquinha de Santo Antônio e com este ato colaboraram na arrecadação de fundos para dar continuidade à construção da Casa de Formação Santo Antônio e a reforma da Capela. Além disso, também foram sorteados alguns brindes durante os festejos. 

Em sua homilia, no dia festivo, o pároco padre Cleonidio destacou: “[…] Santo Antônio foi esse grande pregador. Esses dois pontos são essenciais para a nossa vida cristã: amor à Palavra de Deus e à Eucaristia. Aqui está o coração da fé cristã, porque a palavra nos interpela e ao mesmo tempo faz com que a gente entre em missão, porque a palavra não é só pra ser falada, pregada, mas é para ser vivida. O importante é que a gente viva aquilo que a palavra transmite para nós e depois tudo isso culmina no banquete eucarístico. E Santo Antônio foi um grande, um amante da palavra e da eucaristia”. 

Depois o sacerdote concluiu: “que esta celebração de hoje ajude a gente a viver melhor, a enfrentar melhor os desafios, assim como Santo Antônio enfrentou no seu tempo, desafios estes que estão bem presentes nos nossos tempos. […] Nós somos conhecedores do Evangelho e sabemos que o Evangelho pede de nós exatamente fraternidade, comunhão, partilha, compromisso uns para com os outros, por isso que nós estamos aqui, em torno desta mesa, e desta mesa da Palavra escutando a mensagem de Jesus e depois partilhando o próprio Cristo.”

Após a reflexão, a celebração seguiu o seu roteiro litúrgico e ao final o coordenador da comunidade, Erivan Bernardes, agradeceu a todos que ajudaram a realizar a festa e em seguida aconteceu a troca da bandeira. Na ocasião, os festeiros do período de 2020-2022 entregaram a bandeira de Santo Antônio aos festeiros do ano de 2023, que serão todos os membros da comunidade Nossa Senhora de Fátima.

Whatsapp

(77) 99823-5791

Telefone

(77) 3441-6140

Endereço

Praça Abias Azevedo, 650, Hospital, Brumado/BA

Email

contato@radionovavidafm.com.br

Copyright © 2024 Rádio Nova Vida FM | Criado por Diego Fagner