No último domingo, 28 de novembro, toda a comunidade católica celebrou a abertura do novo ano da igreja, com o 1º Domingo do Advento, preparação para a chegada do Senhor, que vem ao nosso encontro. Oportunidade em que também se celebrou a Missa em homenagem aos 20 anos de existência da Rádio Nova Vida FM, 87,9, a rádio da família.
Compondo a procissão de entrada, a coroa do advento foi apresentada para marcar o início de um tempo de espera, renovando em nós a expectativa da última vinda de Jesus, quando Ele reunirá toda a humanidade na paz eterna do seu Reino, sendo acesa para lembrar que Cristo ilumina sempre o mundo inteiro, nos quatro cantos.
A liturgia foi marcada pelos ensinamentos do profeta Jeremias, que anuncia tempos novos, tempos de alegria e de esperança, pois os profetas depositaram grande confiança no advento de reis que fossem justos. A seguir, o salmo deixou claro para nós que a verdade e o amor são os caminhos do Senhor e que vem a ser confirmado na carta de São Paulo aos Tessalonicenses sobre o amor entre aqueles que são fiéis ao Senhor que aumente e transborde ainda mais, confirmando numa santidade sem defeitos aos olhos de Deus, nosso Pai, no dia de Sua vinda.
Em sua homilia o Padre Cleonidio ressaltou sobre o tempo em que estamos iniciando para a chegada do Senhor, tempo de expectativa, tempo de espera. “Tempo que tem duas grandes partes, e nós cristãos estamos sempre na expectativa da vinda de Cristo e a liturgia acena para essa realidade porque a primeira vinda de Cristo ela já aconteceu há dois mil anos, e o povo judeu e do antigo testamento preparou e nós estamos aguardando porque Jesus nos prometeu que voltaria, mas essa volta é escatológica, porque na verdade Ele já está no meio de nós.”
Continuou afirmando que “como Jesus disse que um dia iria concluir a história, nós aguardamos e vivemos entre o já e o ainda não, o já porque Ele já está no meio de nós e o ainda não porque ainda não foi concluída a história”. E nós vivemos a esperar, citando exemplos do que esperamos e muitas vezes não temos paciência de esperar. E cabe a nós ficarmos atentos para a vinda de Cristo, como o povo do Velho Testamento que esperou muito tempo. Concluiu lembrando daqueles que têm grandes fortunas, mas são egoístas, não pensam no próximo e que o amor possa transbordar entre nós, importando-nos uns com os outros.
Lembrou dos 20 anos da Rádio Nova Vida e da importância do comunicador, que tem sempre que transmitir ao povo a verdade, citando que as grandes mídias transmitem muitas vezes mentiras e isso nos envergonha, enganando as pessoas. A comunicação tem por obrigação transmitir a verdade, pois Jesus sempre comunicava a verdade e não aquilo que queriam ouvir.
A celebração seguiu seu rito habitual com todos os fiéis motivados a receber Jesus de verdade e acolher o próximo. É o chamado para estarmos atentos a arrumar a casa de nossas vidas para uma experiência de proximidade, de aconchego. No final, com muita alegria, comemorou o aniversário da rádio com um caloroso parabéns.