De 11 a 13 de agosto de 2023, às 19h30, na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, de Brumado-BA, houve a realização do tríduo em louvor a São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, acólitos e cerimoniários. Segundo a historiografia cristã católica, o santo tinha doze anos quando servia o altar do Senhor, tempo do Papa Xisto II. Em uma missão, Tarcísio foi perseguido pelo imperador Valeriano, de Roma, e sacrificado por tentar entregar a comunhão aos cristãos em situação de prisão. O mártir Tarcísio foi exemplo de zelo por Jesus eucarístico e de acordo a Liturgia, sua memória é em 15 de agosto.
Durante esses dias citados para o tríduo, foi refletido o tema central “Em companhia a São Tarcísio, Vocacionados pelo Cristo somos operantes!” e os subtemas: “Permanecer com Jesus: segredo da vocação”, “Vocação: graça que une chamado e resposta” e “Graça e Missão que flui do Povo que Reza”. No dia festivo, 14/08/2023, às 18h30 houve procissão: Translado da Nova Imagem Sacra de São Tarcísio e às 19h30, a celebração Eucarística, presidida pelo administrador paroquial padre Marcus Vinícius Silva Carvalho, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, e com a presença e dois seminaristas do período propedêutico do Seminário São José, da Diocese de Caetité-BA, e de fiéis das duas Paróquias de Brumado-BA.
A celebração seguiu de acordo ao roteiro litúrgico e após a homilia, o padre Marcus Vinícius recordou o santo do dia, Maximiliano Maria Kolbe, e também lembrou a vida de São Tarcísio, cujo dia oficial é o posterior. Ao encerrar, recordou do respeito que devemos ter ao habitar a casa do Senhor e que Jesus é o nosso maior socorro e nossa alegria e Maria, nossa constante inintercessora.
Ao término, em clima de alegria, toda a comunidade católica reunida recebeu a benção final concedida pelo padre Marcus Vinícius. Ele, junto à assembleia, através das palmas, demonstrou o contentamento pelo serviço de todos (as) na realização do tríduo e festa em louvor ao mártir São Tarcísio e que a exemplo dele estejamos dispostos, em todo o tempo, para servir a Cristo.