A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, de Brumado-BA, realizou no dia 19 de maio de 2024, formação para todos os catequistas da Paróquia. O momento teve início no Centro de Treinamento de Líderes, às 07h30, com a celebração da Santa Missa, recordação da Solenidade de Pentecostes, presidida pelo administrador paroquial padre Alessandro dos Santos Alves.
Após a Santa Missa, houve o café partilhado e, na sequência, a formação, mediada pelas catequistas Jucilene Aparecida Neves Carneiro, da Paróquia Imaculado Coração de Maria, da cidade de Tanque Novo-BA, e Regina Pacis, da Paróquia São Geraldo Magela, da cidade de Guanambi-BA, ambas da coordenação da catequese Diocesana.
No primeiro momento do encontro, foi citado o cuidado que os catequistas devem ter no que se refere ao acolhimento a todas as pessoas. Também recordam da necessidade do planejamento e de que o método que o (a) catequista utiliza nos encontros de formação deve ser inspirado em Jesus, como por exemplo: realizando perguntas aos catequizandos, através da utilização de símbolos e imagens, por meio de exemplos concretos e pela repetição de informações.
Além dos itens anteriormente destacados, há a necessidade de perguntar aos catequizandos: “o que a Palavra diz? O que a palavra nos diz? O que a Palavra nos faz dizer? O que a Palavra nos faz viver?”. Essas foram inquietações propostas no momento formativo, já que cada encontro de catequese se realiza a partir da leitura orante da Palavra, como destacou Regina Pacis.
Também outras orientações foram repassadas, tais como: duração do tempo de cada encontro de catequese, a escolha dos padrinhos para o Batismo, vestuário das crianças, jovens e adultos no dia da realização dos sacramentos, idade mínima para a entrada na catequese de eucaristia e também o aumento do número de catequizandos atípicos.
Nesse mesmo dia, o administrador paroquial, padre Alessandro, formou a nova coordenação da pastoral catequética paroquial. Ao término, o padre fez uma divisão em grupos para a leitura e discussão das orientações sobre a catequese à nível de Paróquia. Em seguida, o padre respondeu algumas dúvidas referentes à Pastoral e, ao encerrar, deu a benção final a todos os presentes no encontro de formação.