Rádio Nova Vida FM

Baixe nosso aplicativo Disponível no Google Play

Religião

Paróquias de Brumado-BA celebram Corpus Christi

Paróquias de Brumado-BA celebram Corpus Christi Foto: Zilmar Santana - Diego Vieira

Na noite desta quinta-feira (16), a liturgia recorda a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Em Brumado-BA, as Paróquias Bom Jesus e Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão recordaram esse momento, às 19h, com celebrações nas praças da duas igrejas matrizes com as seguintes passagens bíblicas: Primeira Leitura (Gn 14,18-20); Responsório (Sl 109; Segunda Leitura (1Cor 11,23-26) e Anúncio do Evangelho (Lc 9, 11b-17).
Na paróquia Bom Jesus, houve a Santa Missa, presidida pelo pároco padre Cleonidio Alves, e depois a procissão. O cortejo passou por várias ruas do centro da cidade; em seguida, sobre os tradicionais tapetes de serragem, feitos com motivos religiosos e culturais. Este ano em que se comemora 50 Anos de Tradição dos tapetes de Corpus Christi, a programação na igreja matriz desta Paróquia iniciou às 8h com café partilhado e com o apoio de muitos jovens foi dado início a mais uma produção.

A confecção dos tapetes é uma das muitas manifestações do catolicismo, conservada desde o século 18. A serragem expressa a fé por meio de símbolos católicos. O Corpus Christi tem origem em meados do século 13 e foi trazida ao Brasil nos tempos da monarquia portuguesa. Celebrar a eucaristia simboliza a morte e a ressurreição de Cristo, sendo lembrado 60 dias depois da Páscoa. Logo após a procissão, o pároco deu a bênção final com o Santíssimo e agradeceu a comunidade que compareceu a mais uma das grandes festas da igreja católica em nosso município.

Já na praça da igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, a celebração eucarística foi presidida pelo pároco padre Sandro Alves Teixeira Lima e contou com a presença de muitos leigos e leigas. Em sua homilia, o pároco padre Sandro citou a importância da consciência em receber a eucaristia, da participação na Santa Missa e ainda lembrou: celebrar a eucaristia é fazer parte do banquete do Senhor.

O pároco recordou também que a eucaristia nos lança diante de grandes desafios e não podemos apenas recebê-la, mas sim fazer a eucaristia em forma de partilha com o nosso próximo. E ao término, disse o porquê não houve a confecção dos tradicionais tapetes e para prepararmos o essencial: o “tapete do seu coração” para Jesus passar em nosso meio e, portanto, é necessário estar com o coração aberto para Ele encontrar espaço e morada dentro de cada um. Depois a celebração seguiu o roteiro litúrgico proposto no dia. Logo após, o sacerdote percorreu a praça da igreja, em procissão, com o Santíssimo Sacramento; deu a bênção final e mencionou alguns comunicados paroquiais.

Whatsapp

(77) 99823-5791

Telefone

(77) 3441-6140

Endereço

Praça Abias Azevedo, 650, Hospital, Brumado/BA

Email

contato@radionovavidafm.com.br

Copyright © 2024 Rádio Nova Vida FM | Criado por Diego Fagner