A Associação Divina Providência está elaborando o Plano Produtivo nos municípios de Macaúbas, Caturama e Boquira. A atividade faz parte do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER Biomas financiado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER).
Na última semana, o técnico de campo, Junior Azevedo, fez uma composteira orgânica com vários materiais, como: pó de serra, farinha de osso, esterco, palhada, dentre outros materiais orgânicos, na propriedade de seu Adilson, Comunidade Riachão dos Novatos, em Caturama-BA. O composto será utilizado nas hortaliças e frutíferas.
A composteira orgânica é um sistema utilizado para a transformação de resíduos orgânicos em adubo. Ela é formada por um recipiente onde são depositados restos de alimentos, folhas, galhos e outros materiais orgânicos, que são decompostos por microorganismos e transformados em um composto rico em nutrientes para as plantas.
Na agricultura familiar, a compostagem é uma técnica importante para o manejo sustentável do solo e a produção de alimentos saudáveis. Com isso, é possível reduzir a quantidade de resíduos orgânicos produzidos na propriedade e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade do solo com a aplicação do composto. Isso resulta em um aumento da produtividade e da qualidade dos alimentos produzidos, além de contribuir para a preservação do meio ambiente. A composteira orgânica representa uma solução simples e acessível para a agricultura familiar, que pode ser implementada em qualquer propriedade rural, contribuindo para a sustentabilidade e a autonomia dos agricultores/as.