No último sábado, 26 de julho de 2025, a Praça Central de Rio do Antônio foi tomada por barracas, sabores, saberes e muita representatividade, durante a realização da 5ª Feira de Agricultura, Artesanato e Cultura, em comemoração aos 63 anos de emancipação política do município. Com o tema “Fortalecendo Saberes e Sabores do Sertão”, o evento reuniu centenas de pessoas, entre agricultores e agricultoras, artesãos, estudantes, lideranças comunitárias, parceiros institucionais e representantes do poder público.
A Divina Providência de Amparo Social e Cristão marcou presença com um estande especial, e apresentou suas ações, tecnologias sociais e produtos que fortalecem a vida no Semiárido, fruto da atuação da instituição em parceria com o Governo Federal, o Governo da Bahia, por meio da CAR, SDR, ASA Brasil, e outras organizações.
Em Rio do Antônio, já executamos quase 1.500 tecnologias sociais, com a parceria do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), financiado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). Atualmente, seguimos avançando com o Programa Bahia Sem Fome – Projeto Água para Produção de Alimentos e Dessedentação Animal, implementando 63 novas tecnologias sociais, entre elas: as cisternas calçadão e os barreiros trincheira, que contribuem significativamente para o acesso à água, a segurança alimentar e a geração de renda das famílias do campo.
Durante a Feira, o estande da Divina Providência se destacou como ponto de encontro e troca de saberes sobre práticas agroecológicas. A equipe compartilhou conhecimentos sobre a produção de biofertilizantes aeróbicos e realizou a entrega de mudas de plantas, incentivando práticas sustentáveis nos quintais produtivos das famílias agricultoras.
Junto da exposição de banners e boletins informativos das atividades e ações voltadas para a convivência com o Semiárido, a equipe técnica do projeto ATER Biomas também marcou presença. E apresentou aos visitantes do estande da Divina Providência, o Minhocário, uma tecnologia de compostagem, que transforma resíduos orgânicos em adubo de alta qualidade. O Minhocário, contribui para o fortalecimento do solo e colheitas mais férteis e produtivas.
Além das ações institucionais, exposições agropecuárias, artísticas e culturais, o público pôde conhecer e saborear diversos produtos da agricultura familiar, como queijos artesanais, calabresa gourmet, mel de abelha e comidas típicas.
A abertura da Feira contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito Gerson Martins, o vice-prefeito Antônio Novais (Zico), o secretário de Agricultura Joelson Silva, vereadores, lideranças sindicais e comunitárias.
Um dos momentos marcantes foi a fala de Oldair Leite, coordenador de projetos da Associação, que agradeceu a parceria com o município e destacou o impacto das tecnologias sociais no combate à seca e na valorização da vida no campo:
“Hoje a Associação Divina Providência está aqui com um estande, e nós estamos realizando o projeto em parceria com o Governo do Estado, por meio da CAR e da SDR. Estamos implementando tecnologias que viabilizam o combate à seca e a melhoria na captação de água da chuva. Agradecemos ao prefeito pela parceria e convidamos todos a visitarem nosso estande, conhecerem nosso trabalho e participarem deste momento especial.”
A participação na 5ª Feira reforça o compromisso da Divina Providência com o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento da agricultura familiar e a promoção de ações concretas para a melhoria da qualidade de vida das famílias agricultoras do Semiárido baiano.
Foi um momento de celebração, partilha e reafirmação da esperança de um campo mais digno, produtivo e cheio de vida. A Divina Providência agradece a acolhida da comunidade e parabeniza o município de Rio do Antônio pela realização da Feira, reafirmando seu papel como parceira das comunidades rurais na construção de um Semiárido mais justo e cheio de oportunidades.